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Este livro reúne uma série de ensaios do filósofo espanhol José Ortega y Gasset sobre o mesmo tema: o amor. A reunião compila prefácios, posfácios, artigos de jornal, ensaios mais longos e comentários sobre as obras de Stendhal e de São João da Cruz, entre outras. É freqüente que se meça a qualidade do amor por sua violência. Contra este erro habitual foram escritas as páginas precedentes. A violência não tem nada a ver com o amor enquanto tal. É um atributo do “enamoramento”, de um estado mental inferior, quase mecânico, que pode produzir-se sem efetiva intenção de amor. Há um defeito de violência que procede, por acaso, de energia insuficiente na pessoa. Mas, feita esta ressalva, é necessário dizer que quanto mais violento seja um ato psíquico, tão mais baixo está na hierarquia da alma, e mais próximo ao cego mecanismo corpóreo, mais distante, portanto, do espírito. E, vice-versa, conforme nossos sentimentos atingem mais a espiritualidade, mais perdem a violência e a força mecânica. Sempre será mais violenta a sensação de fome no esfomeado que o apetite de justiça no justo.

 

Detalhes do produto

  • Editora ‏ : ‎ Vide Editorial; 1ª edição (20 janeiro 2020)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 244 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8595071063
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8595071063
  • Dimensões ‏ : ‎ 21 x 13.6 x 1.4 cm,3
 

Sobre o Autor

José Ortega y Gasset (1883-1955) foi um distinto filósofo e escritor espanhol, um dos mais prolíficos de todo o século XX. Ao longo de sua carreira, também exerceu as atividades de teórico social, ensaísta, crítico cultural, educador, político e editor do influente jornal espanhol Revista de Occidente. Autor de uma escrita brilhante e envolvente, tratou de uma vasta gama de assuntos e problemas, sempre com uma agudeza de espírito extraordinária. Algumas de suas obras mais notáveis são Meditaciones del Quijote (1914), O que é filosofia? (1929) e este, que é o seu clássico, A Rebelião das Massas (1930). Seus maiores trabalhos revelam uma capacidade intelectual de amplo alcance, que articula as mais diversas experiências humanas através das perspectivas da fenomenologia, do historicismo e do existencialismo.
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